terça-feira, 7 de junho de 2011

Cruzeiro de Santa Marta

O Cruzeiro de Santa Marta, Portuzelo ( distrito de Viana do Castelo), constitui arquitectura religiosa barroca do século XVIII. Reflectindo a constituição geológica da zona onde está inserido foi esculpido em granito.


Tal como o selo com Cruzeiro de Silves trata-se igualmente de uma criação do Clube Nacional de Maximafilia.

Cruz de Portugal (Silves)

A Cruz de Portugal é um cruzeiro existente na cidade de Silves (distrito de Faro), à saída para São Bartolomeu de Messines, e classificado como Monumento Nacional desde 1910.
É uma obra quinhentista em calcário branco representando Cristo crucificado e a descida da cruz.

A emissão do selo foi uma iniciativa do Clube Nacional de Maximafilia.

Caldeira de Santo Cristo (Açores)

A Caldeira de Santo Cristo situa-se na Ilha de São Jorge e, mais propriamente, no Concelho da Calheta.

Segundo Rui Sequeira, do Parque Natural de São Jorge:

"A Fajã da Caldeira de Santo Cristo caracteriza-se por duas dimensões – uma ecológica e outra sócio-cultural - que ditam a sua importância à escala regional, não só pela existência de uma lagoa que possui uma espécie de amêijoa única no Arquipélago dos Açores, mas também pelo cariz religioso que detém. Tanto a Fajã da Caldeira de Santo Cristo como a Fajã dos Cubres distinguem-se das restantes fajãs da ilha porque desenvolveram sistemas lagunares associados, únicos na região e muito pouco comuns em ilhas vulcânicas oceânicas, proporcionando zonas húmidas raras e únicas e de elevada biodiversidade."


Academia de Cultura e Cooperação (Lisboa)

A Academia de Cultura e Cooperação, sediada na freguesia de São João de Brito (Lisboa), é uma Universidade Sénior dedicada ao ensino de diversas actividades (pintura, encadernação, cerâmica, iluminura, bordados, etc.) onde se inclui também a filatelia.
Por ocasião da realização da sua 2ª Mostra Bienal 2011, que teve lugar no Hotel Roma no 1º fim de semana de Maio, foi emitido este selo com o emblema da instituição.

Touros Terceirenses no Campo Pequeno

No passado dia 19 de Maio teve lugar na Praça de Touros do Campo Pequeno a estreia dos touros da Ganadaria Terceirense de Rego Botelho.

Para os que gostam de saber como decorreram as lides aconselho-os a lerem o artigo publicado na "Terceira Taurina".

Sob o ponto de vista filatélico, que é o que nos interessa, há a referir a emissão de um belo selo e de um carimbo comemorativo. Parabéns ao Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo por esta iniciativa.