segunda-feira, 7 de março de 2011

Os Clubes Faialenses

Recebi recentemente 3 selos que homenageiam outros tantos Clubes Desportivos da Ilha do Faial.

Comecemos pelo Fayal Sport Club, fundado em 2 de Fevereiro de 1909 o que significa ter a provecta idade de 102 anos. É a 5ª equipa mais antiga de Portugal e a decana dos Açores. Nasceu pela influência dos Ingleses que trabalhavam nas empresas cabográficas existentes na Ilha do Faial.




Segue-se, em antiguidade, o Angústias Atlético Clube, fundado em 31 de Dezembro de 1922.


Finalmente o mais novo deste trio o G.D.Salão, fundado em 1981, e existente na freguesia menos populosa do concelho da Horta. Apenas 436 almas (2001).


Sé de Faro

No âmbito das Comemorações dos 550 anos da Morte do Infante D. Henrique o Núcleo de Filatélia de Faro levou a cabo uma Mostra Filatélica, em Faro, cuja inauguração teve lugar no passado dia 26 de Fevereiro. Associado ao evento foi emitido um selo reproduzindo a sua .

"Da construção primitiva românica-gótica subsistem apenas a torre-relógio e duas capelas do cruzeiro. Um saque e um incêndio, em 1596, tornaram necessárias grandes obras, continuadas mais tarde devido aos tremores de terra de 1722 e 1755. A igreja transparece várias influências: gótica, renascentista e barroca."