terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Centenário dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses

Os Bombeiros Voluntários Lisbonenses, sediados na Rua Camilo Castelo Branco, 33 comemoram o seu primeiro Centenário no passado dia 12 de Dezembro tendo emitido um selo e um carimbo comemorativo.


O selo reproduz a capa do livro "Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses - Cem Anos". O veículo visível na capa é um pronto-socorro Délahayé, de 1921, cognominado de "Catarina" e que se encontra actualmente no Museu do Caramulo.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Fortaleza de São João Baptista (Angra do Heroísmo)

A Fortaleza de São João Baptista, conhecida também como Fortaleza do Monte Brasil (nome do istmo onde está implantada), foi construída durante a dinastia Filipina ( 1580-1640) na sequência da conquista da ilha Terceira pelas tropas espanholas e, nessa época, foi designada por Fortaleza de São Filipe em homenagem ao monarca espanhol que a mandou construir.

Quando da Restauração da Independência em Portugal (1640) as tropas espanholas resistiram nela, durante 11 meses, ao cerco que as tropas portuguesas lhe impuseram. Só a partir dessa data é que a Fortaleza foi colocada sob a invocação de São João Baptista em homenagem a D. João IV, o Restaurador.

Foi nesta Fortaleza que esteve preso o régulo Gungunhana (1896-1906). No decorrer do século XX serviu de "Depósito de Concentrados" entre 1916/19, onde eram obrigados a permanecer os súbditos alemães. Em 1933, algumas das suas dependências serviram de presídio militar e, em 1943, o "Depósito de Presos de Angra".

Actualmente encontra-se nela sediado o histórico Regimento de Guarnição Nº 1 .


Forte de São Brás (Ponta Delgada)

O Forte de São Brás foi construído no século XVI para defesa dos contra ataques de piratas e corsários que assolavam a ilha, tendo-se iniciado as obras em 1551, no reinado de D. João III. Quando em 1582, em resultado da armada do Prior do Crato ter sido derrotada pela armada espanhola, o Forte foi ocupado e passou a ser  guarnecido pelos espanhóis que registaram: "El Castilho es una muy Ruyn fuerça (…)". Como diz o ditado: "Quem torto nasce, tarde ou nunca se endireita". De facto o Forte entrou em processo de decadência em meados do século XVII.

Actualmente é neste Forte que se encontra sediado, desde a década de 40 do século passado, o Comando da Zona Militar dos Açores e que, desde 1999, alberga também o Museu Militar dos Açores.

O Cavalinho rampante

Como suponho que sabem o cavalo negro empinado, em fundo amarelo, é o emblema da célebre marca de automóveis Ferrari. Ora em Portugal há quem os tenha e o filatelize para mais tarde recordar, parafraseando um célebre anúncio.



Eis um Ferrari Dino, vermelho como é apanágio da marca, e que constituiu um modelo fabricado entre 1968 e 1976.