quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Museu Luso-Alemão (V)


Pendente da Ordem de Avis com cruz flordelisada de verde.

Museu Luso-Alemão (IV)



Batalha de ALJUBARROTA, segundo aguarela de Alberto Souza.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Museu Luso-Alemão (III)

ARCANJO SÃO MIGUEL (séc. XV)

São Miguel, o mais popular de todos os arcanjos, é um guerreiro, um cavaleiro, o condestável das milícias celestes que dirige o combate contra os anjos rebeldes que precipita no abismo. No Apocalipse, salva a Mulher que acaba de dar à luz, símbolo da Virgem e da Igreja, combatendo contra o dragão das sete cabeças. É o santo condutor dos mortos cujas almas pesará no dia do Julgamento. A Igreja católica romana considera-o como seu defensor.Enquadrado pelas próprias asas que acentuam a verticalidade da figural juvenil, é aqui representado combatendo o dragão–diabo, tal como é descrito no Apocalipse - “ ... Miguel e os seus anjos combateram o dragão... O grande dragão chamado Diabo ou Satanás foi expulso da terra, ... “, e como o pesador das almas. Por isso, olhando o prato direito da balança que segura na mão esquerda, espera recolher as almas dos justos.

Museu Luso-Alemão (II)








ESPADA E ADAGA (séc. XIV)

A Espada foi, provavelmente, a mais comum de todas as armas até ao aprecimento das armas de fogo.
A Adaga, pouco maior que uma faca, em conjugação com a Espada foi uma das mais letais armas do armorial Português.

ESPADA DE MÃO E MEIA (séc. XIV)

É uma modificação da Espada de uma mão ( também chamada Espada Bastarda) embora maior e mais pesada. Podia usar-se com uma ou duas mãos.

MARTELO BICO DE CORVO (séc. XV)

Servia para perfurar as armaduras constituindo uma arma bastante temida.












Museu Luso-Alemão (I)



BACINETE (séc. XIV) - capacete de forma oval que cobria apenas a parte superior da cabeça, podendo ter uma parte prolongada sob o nariz.

A sua designação deve-se ao facto de, incialmente, ser forjado de uma única peça ( pequena bacia = bacinete)


Obrigado J.C.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Pinturas de Mário Spencer

Naufrágio Séc. XIV

Maré Negra


Do pintor Mário de Oliveira Spencer, natural da Guiné-Bissau, eis 2 selos em tons de azul .




O METRO em Almada







A Câmara Municipal de Almada emitiu, no passado dia 5 de Setembro, este selo personalizado ornamentando um marcador de livros. Uma forma original de "embalar" um selo.

O seu lançamento coincidiu a 3ª Mostra de Filatelia e Coleccionismo organizada pela Asociação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Almada.


Os meus agradecimentos à Lena e ao J.Cortes.

O regresso de Angola



Para comemorar o 35º Aniversário do regresso de Angola do seu Batalhão de Artilharia 3859 o meu amigo J. Cortes emitiu este selo personalizado ilustrado pelo monumento que erigiram em terras angolanas.


A confraternização terá lugar nas Caldas da Rainha no próximo dia 4 de Outubro.

Arcano Mistico (Açores)




Foi inaugurado no passado dia 7 de Setembro, em Ribeira Grande (Açores), o Museu Casa do Arcano, casa onde viveu a autora da obra, Margarida Isabel Narcisa (1779-1858 ), Madre Margarida do Apocalipse.



O Arcano traduz um relato bíblico e de escritos apócrifos, com pequenas figuras moldadas numa massa composta por farinha de arroz e de trigo, goma-arábica, gelatina animal e vidro moído, representando os mistérios do Antigo e do Novo Testamento.É um conjunto escultórico religioso, de tradição conventual, organizado em três divisões verticais de um grande móvel-expositor (200x200x200 cm), constituído por cerca de noventa grupos agregados de pequenas figuras policromas (1 a 20 cm) e outros elementos, todos identificados por legendas, representando cenograficamente os Mistérios mais importantes do Antigo e Novo Testamento. Há bons motivos para acreditar que Madre Margarida Isabel do Apocalipse, ainda freira no Convento do Santo Nome de Jesus (1800-1832), tenha dado início à ideia de criação do Arcano Místico, tendo, todavia, continuado este projecto já na sua própria casa, possivelmente um ano ou dois antes da sua morte, deixando-o incompleto.
O Arcano Místico foi considerado Tesouro Regional, pelo Governo Regional dos Açores (DLR nº 9/2009/A, de 3 de Junho de 2009)